Pé-de-Cachimbo

iê-iê-iês from the crypt

terça-feira, novembro 25, 2003

 
PRIMEIRAS (RE)IMPRESSÕES DO YO LA TENGO - And Then Nothing Turned Itself Inside-Out

Certamente somos marcados pela primeira audição de algum artista, seja positiva, negativa, ou indiferentemente. Pra mim o Yo La Tengo meio que se encaixava nesta última categoria, pois, pelo pouco que eu havia ouvido deles, nunca haviam despertado-me qualquer interesse maior. Até que, não sei exatamente por que motivo, começei a baixar algumas músicas no Soulseek, escolhendo aleatoriamente um disco dentre vários outros.

[Também vale ressaltar que geralmente o primeiro disco que ouço de determinado artista costuma marcar-me com "tintas especiais"... querem um exemplo ? "The Boy with the Arab Strap" do Belle and Sebastian - que foi considerado quase unanimamente pela crítica como o trabalho mais fraco deles, e, entranto é um de meus favoritos. Pode ser que eu esteja errado por um lado - por eu não considerar a obra objetivamente... mas numa relação passional, que é meu caso com a música, deve haver sim espaço pra esse tipo de "falha"]

Retomando. O álbum escolhido foi "And Then Nothing Turned Itself Inside-Out..." lançado em 2000. Grata surpresa. No momento estou baixando outros deles, mas, ao que parece, este já encabeça minha lista de favoritos. Não sei se pelo motivo enumerado - por ter sido o primeiro. Mas pouco importa, o álbum é realmente muito bom. Surpreendi-me com a sofisticação desse pessoal que, aparentemente parecia ser como muitas bandinhas ditas "alternativas", que emprestam à legenda um sinônimo de música mal tocada, desleixada (no mal sentido). O som do Yo La Tengo é bem simples, é verdade, mas nem por isso é menos denso. Em climas específicos pra cada música há momentos constantes de introversão e alguns raros (que no passado da banda eram mais constantes) de extravasamento guitarrístico, ruidosos. E se esse talento já vem à tona na parte instrumental, os vocais e as letras (que na maioria das vezes falam de relações amorosas sem qualquer resquício de pieguismo) só o evidenciam.

Já que o mote deste post acabou sendo o "primeiro" alguma coisa - primeira audição de uma banda, primeira audição de um álbum... transcrevo aqui fidedignamente minhas primeiras impressões das faixas desse disco (portanto relevem as repetições, expressões chulas, chavões... afinal, este é um texto "impressionista.

1. everyday - loop de bateria. microfonias. vocal totalmente psicodélico, etéreo. sustainers - de guitarra ou sintetizadores ? ecos. uma abertura nada óbvia. o típico "espanta freguês". guitarrinha com reverb no talo. é como se fizessem música eletrônica com instrumentos não sintetizados. percussãozinha... muito psicodélico.

2. our way to fall - ênfase no teclado. parece um pouco com as levadas do Morphine. Vocal loureediano. Algo meio jazzístico. a música é muito fluida... a sustentação das notas se dá mais no teclado... no my bloody valentine eram as guitarras que faziam esse papel.

3. saturday - é um caso notório de batida que dá todo charme à música - muito boa, ppor sinal. algo meio smiths com uma batida bem kraut rock, uns pianos totalmente arritmados... acho que não há guitarra nesta música. notas dissonantes. teclado insiste no mesmo acorde, enquanto o baixo faz a variação.

4. Let's save tony orlando's house - quem é tony orlando ? batida bem dance/hip hop anos 80... vocal feminino... órgão com tremolo... os acordes são meio dissonantes... a bateria é bem percussiva... e os efeitos eletrônicos são bem legais, bem econômicos. As linhas são bem sacadas. A melodia é bonita... se bem que não sei se passaria sem toda a instrumentação. O final é surpreendente.

5. last days of disco - até agora a mais fraca. (comentário pós-primeira-escuta: na verdade o instrumental desta música realmente não é tão bom quanto os das demais, entretanto casa perfeitamente com o tom "shoegazzer" da letra).

6. the crying of lot g - sacações muito boas dos arranjos ... e é engraçado porque eles passam, ao ouvinte mais desatento, impressão de pobreza... que era a impressão que eu tinha do Yo La Tengo. Mas confesso que me enganei... A simplicidade dos caras comporta toda uma complexidade. É um som muito chique, sofisticado (não no sentido "clodovil" dos termos)... o xilofone casa perfeitamente... e esse efeitozinho em stacatto através de eco é sublime. caralho... mas o cara deve ser muito, mas muito fã do Lou Reed !

7. you can have it all - vocal muito louco dando o ritmo da música, altamente percussivo... a voz principal da mulher cantando por cima... com o órgão... é simplesmente divino. muito bom. excelente ! tem um lado disco, dance... mas, ao mesmo tempo dá pra ver que trata-se de uma banda devotada ao "indie rock"... seção de cordas... muito psicodélica. O som chega a ser tocante de tão simples... a sobreposição de coisas, de sons numa sequência extremamente simples. parece uma mistura de flaming lips com my bloody valentine.

8. tears are in your eyes - Essa tem uma bela melodia. é uma balada. o refrão é meio country - aquele lance da segunda voz num outro tom... o clima tem um pouco de Bob Dylan. é bem suave e linear. uma espécie de "Sunday Morning" do disco.

9. Cherry Chapstick - é o momento sonic youth. Não há como não lembrar do quarteto novaiorkino, que, bem ou mal, possui uma forma única de fazer música, que serviu como marco, deixando vários seguidores - como demonstra ser o caso do Yo La Tengo... enfim, aloprações "noisy" de guitarras distorcidas/dissonantes, sem perder o tom despretensioso/suave/ressacado/pra-falar-a-verdade-dopado-mesmo dos vocais.

10. from black to blue - conseguir ser criativo mesmo fazendo uma música de duas notas. o ylt é assim. junte-se morphine, sonic youth, velvet underground, my bloody valentine e flaming lips: eis um monstro evocativo de várias cabeças.

11. madeline - tem algo meio stereolab também. algo até meio bossa - fuzzy bossa. guitarra com trêmolo. "órgão churrascaria" de fundo.

12. tired hippo - dispense... lembra o baixo de uma música de Carlinhos Brown ("A namorada"... eca !). é bem bossa-funk. guitarra totalmente surf... reverb e tremolo no talo.

13. night falls on hoboken - a epicidade da música é inegável. na principal sequência dela a linha de baixo tem apenas três notas, mesmo quando muda o tom do acorde. muito comovente a sua melodia. e que docilidade nos vocais. parece de um doce que não possui qualquer amargor. uma espécie de entorpecimento, que seria artificial, mas nem por isso menos significativo ... a bateria é algo bem de madeira... ela parece a carcaça de um barco... soa aos ouvidos como se alguém extraísse som dessa carcaça. o som do violão é metálico, quase de guitarra elétrica... solos de feedbacks... ou melhor... é como se houvessem samplers de feedbacks. e que distorção ! que som alienígena...

P.S.: Não só deixo-os à vontade para reimprimirem essas impressões, como peço licença para possivelmente mudá-las a cada nova audição.

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